Fabrizzio Facundo

Vem chegando como não quisesse nada e logo se estabelece portador daquilo que é seu. Portador da sua vontade, das suas ideias, desejos, sonhos, enfim da sua vida. Vem de forma violenta e cruel, sem que possamos nos defender de tal ataque. Sentimos medo, pavor. Sentimos solidão de tudo ao nosso redor mesmo estando rodeados de pessoas. Vem transformando a existência de tal maneira que tudo que estava enraizado de boa índole é arrancado até o último centímetro dela e não se importando se são quilômetros dela encravada no chão, assim mesmo é arrancada. Vem moldando suas características visivelmente em seu interior e exterior, reformulando aquilo que existencialmente já havia desde seu princípio. Chega com um ar autoritário, mandão, cheio de vontades próprias que são contrarias as suas. Vida e percepção se tornam marionetes nas mãos daquele que chegou tornando inválida sua existência. Acredito que você se pergunta agora o que tanto chega e faz esse pandemônio? Sabendo pela gramática que não é certo rebato com outra pergunta em proporção parecida. O que você acha que chegou com toda essa devastação? Você irá pensar e pensar, já sabendo a resposta. O que chega assim tão informal e sem sentido se tornando possuidor de tudo que é seu é exatamente tudo aquilo que aqui eu chamo de não-essência, ou seja, aquilo que não é sua formação primordial. Vejamos bem. A não-essência nos trás tamanhos transtornos que o que antes era claro agora escurece escondendo a alma inicial. A não-essência é como um parasita que se instala em seu ego, fazendo com que aconteça uma realidade que não é sua. Essa não-essência se tornou domínio e hoje se faz dona de sua história. Ainda existe tempo para mudar tudo isso. ainda se poder trabalhar com afinco para o crescimento que lhe foi conferido diante da dignidade de ser humano e pessoa. Dignidade essa que foi corrompida pela presença parasitaria da não-essência. Este é o exato momento de se transformar. De se moldar na formação primordial que foi entregue a cada um no exato momento de nossa concepção. Maldade, a não-essência. Ela desfarssa-se em tudo. Em drogas, bebidas, sexo desregrado, mentiras, brigas, corrupção e inúmeras outras coisas que se fosse intitular não caberia neste texto. Tudo isso que foi citado começa pequeno, quase imperceptível e só cresce se o deixar-mos crescer. Entra em nós se abrir-mos a porta lhe dando entrada. Pequenas permiçoes mudam nossa vida e a vida de quem está perto de nós. A chegada é certa porem cabe somente a nós a entrada, crescimento e permanecia de toda essa não-essência. Por fim, acredito que você não deseja que todas essas coisas malditas se apoderem de você e assim faça virar algo que não é bom de se viver. Hoje é o Dia D. Dia de decisão. Descida por você, por aqueles que estao perto e você. Descida pelo amor. Descida pela liberdade. Descidasse pela essência natural proveniente da inocência que um dia tivemos quando criança.
Fabrizzio Facundo

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”
Com toda certeza é o que acontece conosco. Em determinadas situações nos vemos em desespero, em uma forma que nada nos ampara. E o ponto maior se extrema quando pensamos não ter mais solução e tudo aparenta estar perdido. Confiança! Onde fica guardada essa palavra em nosso vocabulário? Quando as dificuldades aparecem tendemos logo a esquecer essa palavrinha: confiança. Logo ela deixa de existir visto que colocamos uma outra no lugar: Estribo, que significa permanecer olhando para a mesma coisa, ou seja, fixado naquilo que a mente fraca imagina não ser resolvível. Permanecemos presos em uma só direção, esquecendo que sempre existe alguém que nos é favorável mesmo quando tudo parece ser impossível. Alguém que em um dia marcado na historia entregou-se por amor a cada um de nós. Alguém que nos disse pelo preço de sua vida: “_Tudo esta consumado.”
Quando estamos em um momento de tristeza e desespero esquecemos tudo que aconteceu um dia pelo amor que Ele teve a cada um de nós. Esquecemos que somos vencedores, esquecemos que podemos mais por que Ele se entregou por completo por cada de um de nos.
Esquecemos por que vivemos trancados em nosso cativeiro. Em nosso mundo formado de idéias que não são fundamentadas em uma realidade necessária para nosso crescimento. Perdemos a oportunidade de formar algo especial com vínculos de intimidade interior devido a este aprisionamento da alma e do espírito. Deixamos tudo à disposição do acaso sem sabe que o acaso é um vilão astuto em relação ao nosso aprendizado de seres que buscam a santidade. Vilão sim. Ele não dá a certeza da prática concreta, do ato de fixar na mente a certeza de que você é conhecedor da sua existência e condição do saber. Como tudo compete para o bem de quem é servidor da boa ação e da busca da santidade aquilo que um dia esquecemos de ser e até mesmo aquele aprisionamento do cativeiro se tornam peças fracas de colunas que sustentam o palco de um mundo utópico, de um mundo que não exerce a sua verdadeira função que é somente existir pra uma vida curta enquanto esperamos o retorno a verdadeira casa natal. Podemos sim e devemos voltar, porém isso só aconteceria se cada um de nós deixássemos de lado aquilo que nos faz olhar somente em um só direção esquecendo de vivenciar a confiança no Senhor, poderemos voltar um dia a pátria celeste se sairmos de nosso mundo formado em cativeiro. A liberdade é um sinomino para o amor que nos é dado de graça.
Fabrizzio Facundo

A ultima peça do quebra-cabeça há alguns anos percebi que foi perdida do restante. Em alguma brincadeira infantil e ate hoje não consegui encontrá-la. A questão é que hoje ela está fazendo falta realmente. Tentei encobrir o vazio deixado por ela com outra de um joguinho semelhante, porém o encaixe não deu certo. Ficou parecido, igual não. Dessa forma o que era pra ser em coberto ficou mais claro que a peça foi extraviada por algum lugar que nem passa pela minha mente. Se ela ainda existe não sei. Anos a fim e sempre algo deixando a desejar. Pensamentos formulados tão rapidamente que saem pela boca de um jeito devastador e que nem ao menos parei antes para pensar se deviam ou não ser proferidos, terminando em um aborrecimento de pessoas que expressam carinho e amor. Gestos que fazem outros se incomodem em estar por perto se sentindo abordados pela presença daquele que para muitos não passa de qualquer, que não faz a diferença de estar fazendo parte ou não da turma, ao ponto de passar por eles e ser despercebido ou ate mesmo percebido e em um ato indiferente baixam a cabeça e assim passam adiante sem que ao menos possa ter a ação de um: Oi, como vai!
É, acredito que essa peça é a fundamental, pois ela termina encaixando tudo perfeitamente. A sua ausência traz calamidade a existência, a expressão do ser. Como um caça aventuras saiu agora à procura dessa pequenina fujona. Ele é importante demais para se deixar a mercê do encontro por acaso. Ela já está bem ao alcance o que falta é saber a forma exata dela. Dicas e mapas já me foram entregues posso até correr o risco de dizer que ela está a minha frente só a espera de abaixar-me e catá-la. O que acontece agora é a espera do ato ser feito e aí sim colocá-la em seu lugar de direito. O meu eu adormecido. Acorda! é hora de levantar pra vida e assim deixar tudo isso de infantilidade e imaturidade para trás. É hora de erguer e ser quem realmente tenho que ser. Aquele que dá orgulho aos amigos, aquele que dá orgulho aos pais, aquele que dá orgulho até a um desconhecido e o faz se sentir próximo de um amigo. Ser o que devo ser. Um ser humano conhecedor de seus defeitos e praticante da boa índole.
Fabrizzio Facundo
Quando tudo se torna indiferente em sua volta, pode ser que algo estranho esteja acontecendo com você. Um olhar atravessado; um gesto incomum seu; uma palavra que não sai de sua boca com frequência. amigos que passaram a ter um outro caminho deixando você de lado sem aviso prévio ou qualquer outro sinal. O que está acontecendo que todo mundo se virou contra mim? Essa pergunta provavelmente você se fará, o ruim é que quase nunca se encontra a resposta pra ela em seu interior. Não se encontra por que não consegue encontrar em você mesmo os erros que levaram as pessoas a virarem o rosto e deixarem de ser aquilo que eram por sua causa. Às vezes até mesmo se revoltam pela sua ação e não somente viram o rosto pra você como também pra outros e aquilo que era no seu quintal passa a ser da vizinhança e assim se propaga a terrenos maiores. Quando isso se revelia aparece à raiva, a injustiça, a própria indiferença se torna rainha deste reinado de desamor. Quantas guerras começaram assim! Inúmeras mortes espirituais jazem no interior de corpos que mais parecem como folhas secas soltas no ar e sem direção certa a seguir, e tudo por causa de sua estranheza. Sim, estranheza essa que atrai desgostos, desamores, desconforto com as pessoas amigas que ontem era nossas irmãs. E hoje o que são? Eu poderia ficar aqui falando desse assunto por muito tempo, porem não quero. Quero a partir de agora mudar minhas ações. Meu jeito de ser. Minha forma de falar e de me expressar com aqueles e aquelas que são meus amigos e amigas. Não quero magoar, não quero desanimar. Quero dar coragem, quero alegrar, quero reanimar a vida daqueles que um dia eu fiz entristecer. Fazendo assim nossa indiferença não mais existirá, estranheza e tão pouco palavras ofensivas farão parte da existência, pois somente haverá espaço pra sorriso e alegrias mutuas. Essa deve ser nossa meta com todos. Alegria. Ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros ao redor.
Fabrizzio Facundo

Nós gritamos em busca de uma vida social melhor.
Gritamos por uma realidade social visível e não somente escritas em papeis nas salas e gabinetes de políticos.
Gritamos pelo fim da corrupção que trás tantos excluídos socialmente em suas garras. Gritamos por moradia.
Gritamos por empregos e rendas sustentáveis.
Gritamos por uma educação que realmente leve nossos filhos a um nível de capacidade superior para poderem se engajar em qualquer setor empregatício.
Gritamos por melhor saúde em tantos e tantos lugares que a mesma é precária.
Gritamos por uma grande sociedade digna, que não se corrompe, que não se deixa levar pelo egoísmo de alguns políticos e de algumas autoridades que levam a cada um de nós a estados de miséria social.
Quais são os meus gritos e os gritos da minha família?
O meu grito de ser humano é ter os meus direitos regidos por uma sociedade sem injustiça.
O meu grito de cidadão é a dignidade de se ter um trabalho rentável e que me leve ao final do mês ter pelo menos um trocado guardado em minha carteira.
O meu grito de Pai de família e ter uma moradia para juntamente com minha esposa ter condições de fortalecer nossa família em um local que eu possa dizer: esta casa é minha!.
O meu grito de esposa é ter os meus filhos saudáveis é ir a um posto de saúde ou um hospital e ter a certeza que serei bem atendida junto com meus filhos.
O meu grito de filho é ter uma boa escola onde eu possa ter as mesmas condições de estudo primário, médio e universitário independente da minha etnia ou cor.
O meu grito de excluído e ter a alegria da dignidade social, longe de toda incredibilidade política, de toda falta de apoio perante as nossas necessidades de cidadãos.
Fabrizzio Facundo

AS VEZES PARO NO TEMPO E A MENTE ME TRANSPORTA A LUGARES QUE NEM SEI EXACTAMENTE SE EXISTEM.
EM UM MOMENTO INÚMERAS IMAGENS APARECEM EM UMA VALSA CAMBALEANTE DE VAI E VENS TRANSFORMADORES,
QUASE QUE ME ACORDANDO DE UM SONHO A TEMPOS SONHADO. SÃO MUITO BONS ESTES MOMENTOS DE REFLEXÃO.
ESTES MOMENTOS DE PARADA E ESCUTA INTERIOR.
PERCO-ME NA IMENSIDÃO DE UM LUGAR QUE AO MESMO INSTANTE QUE POSSO NÃO POSSO ESTAR,
EM UM LUGAR CHEIO DE REALIDADE E IRREALIDADE MISTURADOS COMO EM UMA AQUARELA.
SONS E CORES JAMAIS ESCUTADOS E VISTOS EM FORMAS EXTREMAMENTE COMPLEXAS,
DIFERENTES DAQUILO QUE SE DIZ SER O CONVENCIONAL DE UMA SOCIEDADE SEMI-MORALISTA E HIPÓCRITA.
PARO E MAIS UMA VEZ ELEVO MEU PENSAR A UM ESTADO INERTE, AVULSO E RENOVADOR.
COMO SER RENOVADOR SE É TÃO PARADO, TÃO SEM REGRAS?
COM ESSA PERGUNTA CHEGA-SE A UM PONTO SEM SENTIDO E SEM CERTEZA OBVIAMENTE SEM RESPOSTA PLAUSÍVEL.
ISSO SERIA O QUE UMA PESSOA REALISTA RESPONDERIA POREM AOS QUE NÃO SE ENQUADRAM NESSE GRUPO DE REALIDADE
DO QUE SOMENTE SE TOCA E SE VÊ, EXISTE UMA RESPOSTA CONCRETA E CHEIA DE CONVICÇÃO.
SER PARADO E FUGIR DE REGRAS ÀS VEZES É A MELHOR COISA A SE FAZER. PARE E PENSE; PARE E OLHE; PARE E IMAGINE.
ASSIM DEIXE SUA MENTE A MERCÊ DA CLAREZA DE UMA IDEIA. FUJA DE REGRAS PARA ENCONTRAR UM NOVO CAMINHO,
UM NOVO JEITO DE ENCARAR A VIDA E SEUS INTERMINÁVEIS PROBLEMAS.
LOGICAMENTE QUE FICAR PARADO E SEM OBSERVAR UMA REGRA A SER SEGUIDA PODE ACARRETAR TRANSTORNOS AINDA MAIORES SE NÃO FOREM BEM AVALIADAS.
ANTES DE TUDO PARE, PENSE, OBSERVE E TENHA A SUA IDONEIDADE IMACULADA PARA AI SIM TER A CERTEZA DE FUGIR DA REGRA DETERMINADA
E ENCONTRAR TAL CAMINHO PARA SE CHEGAR A RENOVAÇÃO DE TUDO AQUILO QUE ANTES ESTAVA EM SUA MENTE.
FAZENDO ASSIM, AQUILO QUE EM UM MOMENTO ESTAVA SEM CHÃO AGORA PASSA A TER ONDE SE PISAR A PASSOS FIRMES E LONGOS
RUMO A UM LUGAR BOM E COM HARMONIA ENTRE SI. UM LUGAR DE ONDE SAI TODAS AS REALIDADES E IRREALIDADES E FAÇA DESSE LUGAR UM LUGAR DE PAZ,
TRANQUILIDADE E EQUILÍBRIO MÚTUOS. ESTE LUGAR QUE E A MENTE.